Apresentação

Criado em 1997 por força da Resolução 196/96 do Conselho Nacional de Saúde, o Comitê de Ética em Pesquisa do Instituto de Estudos em Saúde Coletiva da UFRJ (CEP-IESC), - é uma estrutura vinculada à direção do IESC, e vem desde então funcionando regularmente, na avaliação do ponto de vista ético, os projetos de pesquisa dos pesquisadores e alunos do IESC, e outras unidades da UFRJ credenciadas junto a nosso CEP: Núcleo de Tecnologia Educacional para a Saúde (NUTES) e da Faculdade de Letras.

A Resolução 196/96, atualmente revisada pela Res.466/2012 estabelece que cada instituição onde se realize pesquisas científicas deverá constituir ou escolher um CEP já existente que atendam as especificidades de avaliação das pesquisas realizadas na Unidade/Instituição correspondente. Nestes termos foram constituídos CEP em todas as partes do Brasil. Foi criada para Coordenar esse Sistema de CEPs a Comissão Nacional de Ética em Pesquisa (CONEP) que é quem autoriza e avalia periodicamente seu funcionamento.

O CEP é composto por representantes das áreas do IESC, dos departamentos do NUTES, Faculdade de Letras e, membros externos a Unidade, entre eles os representantes de usuários. Atualmente o CEP/IESC é composto de membros titulares e suplentes, um técnico administrativo, um representante dos usuários.