Histórico

O CEP IESC iniciou suas atividades em 03 de junho de 1997.  A criação do CEP IESC surge da necessidade de introduzir de forma sistemática a discussão da ética na pesquisa que envolva seres humanos. O CEP foi constituido a partir de uma comissão de ética criada pelo Prof Volney Camara, em 1996, quando o IESC ainda era um Núcleo denominado então de Núcleo de Estudos em Saúde Coletiva. A primeira Comissão de Ética em Pesquisa do então Núcleo de Estudos em Saúde Coletiva, presidida por ele contou com a participação dos professores Luiz Fernando Tura e Marisa Palacios. A resolução do Conselho Nacional de Saúde 01/88 regulamentava a pesquisa em seres humanos em seus aspectos éticos, nesse momento.

Com a resolução 196 de outubro de 1996 que substituiu a resolução 01/88 nossa comissão tornou-se obsoleta. Constituimos nosso primeiro Comitê de ética em Pesquisa – CEP-Nesc que foi aprovado em 03 de junho de 1997 pela Comissão Nacional de Ética em Pesquisa – CONEP quando passou a funcionar.

Nosso CEP sempre se caracterizou por ter uma composição bastante diversificada tanto pela origem disciplinar quanto pela relação de vínculo de trabalho. Na sua criação e durante muitos anos vários professores representando diferentes unidades da UFRJ como Odontologia, Nutrição e Serviço Social, Educação Física deram a sua contribuição para o seu pleno desenvolvimento. Atualmente participam do CEP além de professores IESC, professores do Núcleo de Tecnologia Educacional para a Saúde e da Faculdade de LetrasNesses anos de funcionamento do CEP o Núcleo de Estudos em Saúde Coletiva se desenvolveu, ampliou o número de professores e pesquisadores e atividades. Em 14/09/2006 o Núcleo é transformado em Instituto – IESC, o que possibilitou a abertura do curso de graduação em Saúde Coletiva.

Hoje o Instituto possui o curso de Graduação em Saúde Coletiva, o curso de Residência multiprofissional em Saúde Coletiva, o Programa de Pós-graduação em Saúde Coletiva – Mestrado e doutorado, além de vários cursos de especialização, aperfeiçoamento, extensão, treinamento entre outros.

Em todos os anos de funcionamento o CEP manteve atividades educativas seja promovendo eventos, oferecendo disciplinas ou aulas de ética em pesquisa nas graduações da Faculdade de Medicina e em diversas Pós-graduações do Centro de Ciências da Saúde, especialmente. O apoio dos membros do CEP atuando junto aos pesquisadores ou aprendizes, orientando e trazendo os questionamentos dos pesquisadores para aprimorar as reflexões do colegiado também marcaram a atuação do CEP IESC.