Funcionamento do CEP

São realizadas reuniões mensais para avaliação dos protocolos e outros pontos que forem necessários, sempre na primeira semana de cada mês. São analisados protocolos das unidades até o momento vinculadas ao CEP-IESC – IESC, FO e NUTES, e aqueles encaminhados diretamente pela CONEP, de instituições que não possuem CEP.

A avaliação de Projetos se dá exclusivamente pela Plataforma Brasil. Após o/a pesquisador/a incluir o projeto na Plataforma, a secretaria do CEP é informada para verificar se a documentação está completa, se for o caso, a secretaria emitirá um comunicado para inclusão da documentação restante. É indispensável, além do formulário da Plataforma Brasil com seus campos devidamente preenchidos, apensar a íntegra do projeto de pesquisa em pdf.

Após o recebimento pela secretaria, será designado um/a relator/a que será informado pela Plataforma que há um projeto aguardando seu parecer, o qual será apreciado na reunião seguinte. O relator tem pelo menos 10 dias para elaborar seu parecer. O parecer é feito na plataforma e apreciado na reunião seguinte.

Caso haja pendências ou ajustes a serem feitos o projeto retornará ao pesquisador responsável para providenciar as adequações necessárias. É razoável que o/a pesquisador/a reserve o tempo de 3 (TRÊS) meses de seu coronograma para apreciação do CEP.

Por serem necessários 10 dias para apreciação do projeto pelo relator é importante que o pesquisador observe o calendario de reuniões regulares do CEP para calculo de retorno do Parecer (veja nosso calendário de Reuniões do Comitê).

Quando das RESPOSTAS às exigências do CEP apresentadas no parecer consubstanciado, o pesquisador deve preparar um arquivo intitulado RESPOSTAS no qual deve apresentar cada uma das exigências junto com o que foi feito para corrigir o solicitado. Este arquivo deverá ser apensado na plataforma. Caso o atendimento da exigência tenha gerado alteração no projeto ou no TCLE, a resposta deverá vir com a nova redação e indicação da página do projeto que foi alterada. Além disso o pesquisador deverá apensar o projeto e/ou TCLE alterados tendo na capa os dizeres VERSÃO de __/__/__ (data na qual foram introduzidas as modificações). O TCLE alterado também deve ser apensado apresentando os mesmos dizeres.

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