História do Instituto de Estudos em Saúde Coletiva

O Instituto de Estudos em Saúde Coletiva – IESC teve sua constituição aprovada pelo Conselho Universitário da Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ em 14 de setembro de 2006, dezessete anos depois da criação do Núcleo de Estudos em Saúde Coletiva - NESC, órgão suplementar do Centro de Ciências da Saúde - CCS.

As origens do IESC remontam à década de 1970, quando da inauguração do Hospital Universitário Clementino Fraga Filho - HUCFF. À criação do Serviço de Ação Comunitária da Divisão de Saúde da Comunidade do HUCFF, com o apoio da Faculdade de Medicina por meio do Departamento de Medicina Preventiva - DMP seguiu-se a criação do NESC em 1989, no qual foram localizados os docentes da área de Saúde Coletiva do DMP.

A criação do NESC, no ano seguinte ao da promulgação da Constituição brasileira de 1988 ocorreu em um contexto de intenso debate e reflexão, em que mudanças nas práticas e na organização do sistema de saúde brasileiro, em consonância com os princípios do movimento da Reforma Sanitária, resultaram na concepção e implantação do Sistema Único de Saúde - SUS. O NESC constituiu-se, então, como unidade de produção e difusão de conhecimentos na área de Saúde Coletiva, em um processo de aceleradas mudanças sociais.

A transformação do NESC em Instituto, o IESC, representou um passo essencial no projeto de consolidação da área da Saúde Coletiva na UFRJ. O compromisso do IESC é com o desenvolvimento da Saúde Coletiva no Brasil e no mundo, por meio da ampliação e diversificação do ensino nas esferas da graduação e da pós-graduação, em suas diferentes modalidades, da pesquisa e da extensão. Formando profissionais, produzindo e divulgando conhecimentos na área da Saúde Coletiva, o IESC busca cumprir as suas atribuições e responsabilidades enquanto instituto da UFRJ fundamentado nos ideais da Reforma Sanitária, com vistas à redução das desigualdades e à melhoria das condições de vida e de saúde da população brasileira.