Curso de Extensão para Educação Permanente em Saúde do Trabalhador

Coordenador-  João Marcos Nicolau

A proposta do curso é de valorizar o desenvolvimento da autonomia e o protagonismo dos servidores, assim como de trabalhadores de instituições não públicas, em minoria, que realizam suas tarefas/atividades nos serviços de saúde. Desenvolver estratégias e métodos de articulação de ações saberes e práticas intersetoriais, interprofissionalidade e interdisciplinaridade, para potencializar a atenção integral à saúde dos trabalhadores e à saúde ambiental. Tendo em vista a melhoria do acesso, reorientação dos serviços de saúde do trabalhador, empoderamento dos trabalhadores, apontando para Promoção da Saúde no Local de Trabalho com o propósito de construir um Ambiente de Trabalho Saudável. Além de promover o processo de educação, formação e aperfeiçoamento dos servidores públicos, em maioria, o curso de extensão, com foco na educação permanente, direciona os profissionais e estudantes para uma reflexão crítica sobre os campos de práticas das profissões atuantes na Saúde Coletiva, na subárea Saúde dos Trabalhadores e Ambiental, consolidando e difundindo o conhecimento para as 3 esferas públicas (municipal, estadual e nacional), sempre considerando o tripé ensino-pesquisa-extensão como princípio desta ação. Também, o curso disponibiliza vagas para 2 estudantes da pós-graduação da UFRJ com objetivo destes se formarem na temática da saúde do trabalhador, formação muito importante para todos os futuros ou já profissionais. Este quantitativo não impede que o foco principal do curso seja os servidores públicos. Pessoas do instituições sindicais, movimentos sociais e público em geral devem ser sempre convidadas para aprimorarem conhecimentos relativos ao serviço que estas utilizam e que precisam lutar por eles. Neste momento de isolamento social as aulas previstas anteriormente para acontecerem no formato a distância estão em andamento.