O IESC na quarentena: atividades desenvolvidas no contexto da pandemia de Covid-19

Considerando o curso da pandemia de COVID-19 no Rio de Janeiro, as medidas destinadas à limitação da disseminação do Novo Coronavírus (SARS-CoV-2) adotadas pelas autoridades sanitárias em nível nacional e estadual, bem como a suspensão das aulas pela Reitoria, a direção do IESC suspendeu as atividades presenciais no Instituto a partir de 16/03/2020.

Na ocasião a direção informou ao corpo social esperar que a redução da circulação de pessoas no Instituto e na UFRJ contribuísse para o enfraquecimento da cadeia de disseminação do Novo Coronavírus na população do RJ, diminuindo a sobrecarga esperada sobre o SUS e o sistema de saúde suplementar imposta pelos casos de maior gravidade e reduzindo a ocorrência de óbitos pela doença. E recomendou que, alunos, docentes e técnicos administrativos permanecessem em seus domicílios durante todo período de suspensão das atividades, restringindo a mobilidade externa somente para o cumprimento das atividades diárias essenciais ou frente a situações emergenciais.

Ainda no dia 15/03/2020 a direção divulgou o texto “Estratégia populacional de enfrentamento da COVID-19” em que buscou esclarecer ao corpo social o porquê das medidas de isolamento social, frente ao estabelecimento da transmissão comunitária do Sars-CoV-2 em nossa cidade, estado e país: “O ganho individual, embora exista, é relativamente pequeno, pois a probabilidade de sermos infectados, cada um de nós, no curso da epidemia, continuará relevante. O ganho maior é coletivo, populacional, uma vez que a disseminação ocorrerá – diria que isto é inevitável – mas em intensidade menor, impondo menos demanda ao SUS e à rede de saúde como um todo. Com isso estaremos protegendo indiretamente os grupos da população mais suscetíveis às formas graves.”

Desde então, o IESC vem seguindo as decisões e orientações da Reitoria no que diz respeito às atividades de Graduação, Pós-graduação, Pesquisa e Extensão. Neste sentido, a suspensão se referiu apenas as atividades presenciais, sendo mantido o expediente e o desenvolvimento de atividades acadêmicas em meio remoto, dentre as quais atividades de ensino, de forma voluntária, não curricular, pesquisa e extensão.
Neste período deu-se continuidade a, e tiveram início, projetos de extensão associados, de variadas formas, ao enfrentamento da pandemia de Covid-19, possibilitando a atuação de alunos, técnicos e docentes, muitas vezes de forma articulada a outras unidades e centros da UFRJ.

São estas atividades que passamos a divulgar a seguir: