- Laboratório de Análise de Dados Epidemiológicos – LADE

- Laboratório de Biomarcadores de Exposições Ambientais e Ocupacionais - LABTOX

- Laboratório de Conservação e Restauração de Documentos - LADOC

- Laboratório de Educação à Distância - LABEAD

Este laboratório é responsável pela produção e ofertas de curso online, na área de Saúde Ambiental. Tem por objetivo desenvolver ações de ensino, pesquisa e extensão neste campo de conhecimento, incorporando novos modelos educacionais e tecnologias de informação e comunicação visando melhorar a qualidade da formação de profissionais de saúde.

- Laboratório de Estudos Epidemiológicos de Doenças não Transmissíveis

Este laboratório estuda a distribuição de fatores de risco cardiovascular e de outras doenças não transmissíveis em crianças, adolescentes e adultos. Áreas de estudo: epidemiologia da hipertensão arterial, obesidade, peso ao nascer; políticas de saúde, métodos epidemiológicos, relação entre doenças transmissíveis e não transmissíveis.

- Laboratório de Informática para Graduação - LIGIESC

Este laboratório é utilizado para ministrar aulas práticas das disciplinas sob responsabilidade do IESC (Graduação em Saúde Coletiva, Graduação em Medicina, Fisioterapia e Fonoaudiologia). Também são desenvolvidas atividades de orientação dos alunos de graduação que participam dos Programas de Iniciação Científica (PINC). Nos turnos não ocupados com atividades de aula, os estudantes de graduação dos cursos citados realizam atividades complementares das disciplinas, tais como trabalhos de conclusão e exercícios, além de atividades extra-classe relacionadas a monitorias, projetos de iniciação científica e de extensão que necessitam acesso e utilização dos bancos de dados e programas informatizados.

- Laboratório de Linkage de Dados Populacionais – LinkDataPop

Este laboratório desenvolve pesquisas na área de Ciência de Dados em Saúde Pública, relacionados aos aspectos éticos da governança de dados populacionais. Suas linhas de atuação são: técnicas de “record linkage”, técnicas de “big data mining” em estudos sobre desigualdades em saúde, avaliação de serviços e de intervenções de Saúde Pública (tuberculose, saúde da Mulher e da Criança).

- Laboratório de Pesquisas Epidemiológicas em Saúde Mental

- Laboratório do Observatório de Saúde e Qualidade de Vida

- Laboratório Interdisciplinar de Direitos Humanos e Saúde - LIDHS

Este laboratório tem por objetivo, na perspectiva das Ciências Sociais e Humanas, produzir conhecimentos e propiciar práticas que tenham como referência os direitos humanos na saúde. O laboratório está vinculado à linha de pesquisa Construção Social do Acesso à Saúde: Interfaces entre sujeitos, direitos e políticas e ao Programa de Pesquisa Saúde Global e Direitos Humanos, ambos do Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva do Instituto de Estudos em Saúde Coletiva (IESC). Suas pesquisas atuam de forma articulada em três eixos: análises conceituais e metodológicas, pesquisas empíricas e fomento de espaços de mobilização social e institucional.