Nota Sobre o Cancelamento do Edital n°. 10 de 4 de janeiro de 2023 - Processo Seletivo da Residência Multiprofissional em Saúde Coletiva Turma 2023/2025


A Coordenação do Curso de Residência Multiprofissional em Saúde Coletiva e a Direção do Instituto de Estudos em Saúde Coletiva vêm a público esclarecer que, devido à impossibilidade, no momento, de oferta ampliada de vagas sem exclusão de categorias profissionais da saúde, o edital no. 10 de 4 de janeiro de 2023 foi cancelado.

A decisão, homologada pela Congregação do Instituto e amparada pela Procuradoria da UFRJ, resguarda a autonomia e a competência desta Instituição na elaboração do edital do processo seletivo.

Aguardamos a manifestação do MEC sobre a realização do Processo Seletivo nos moldes e especificidades que estruturam este curso desde sua criação para, em seguida, proceder sobre a reabertura do processo seletivo, por meio de um novo edital. Nota em PDF

Atenciosamente,

 

Gerusa Belo Gibson dos Santos
Coordenadora do Curso de Residência Multiprofissional em Saúde Coletiva
Instituto de Estudos em Saúde Coletiva
Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ

 

Antonio José Leal Costa
Diretor
Instituto de Estudos em Saúde Coletiva
Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ

A XLII Jornada Giulio Massarani de Iniciação Científica, Tecnológica, Artística e Cultural (JICTAC 2020) , evento da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), tem como principal objetivo proporcionar a oportunidade para a exposição e discussão dos trabalhos de iniciação científica, tecnológica, artística e cultural desenvolvidos na UFRJ, promovendo, desse modo, a troca de experiências entre os alunos de graduação, de pós-graduação, professores,  pesquisadores e técnicos envolvidos em atividades de pesquisa.

 

 

Sessão Solene em homenagem ao Professor Hesio Cordeiro 

Pelo presente, convidamos para a sessão solene da Congregação do Instituto de Estudos em Saúde Coletiva da Universidade Federal do Rio de Janeiro em homenagem ao Professor Hesio Cordeiro, a realizar-se no dia onze de novembro de 2020 às 13:30 horas, por via remota, com a presença da Magnífica Reitora da UFRJ Profa. Denise Pires de Carvalho.

Com transmissão ao vivo no YouTube   |   Adeus a Hesio Cordeiro - Por Assessoria de Imprensa da Reitoria

 

 

Atenciosamente,

Antonio José Leal Costa
Diretor do IESC/UFRJ

O Programa de Pós-Graduação stricto sensu em Saúde Coletiva, em nível de Mestrado Acadêmico foi criado em 1997. No ano de 2008 foi aprovado o Curso de Doutorado, com primeira turma em 2009.
Possui uma área de concentração, a Saúde Coletiva, e onze linhas de pesquisa coordenadas por docentes das áreas de Epidemiologia e Bioestatística, Políticas e Planejamento em Saúde, Ciências Sociais e Humanas em Saúde, e Saúde Ambiente e Trabalho.

Residência Multiprofissional em Saúde Coletiva Lato sensu

Apresentação

A Residência Multiprofissional em Saúde Coletiva constitui modalidade de ensino de Pós-Graduação lato sensu, caracterizada por Treinamento em serviço sob supervisão do Instituto de Estudos em Saúde Coletiva – IESC/ UFRJ. Desde 1996 o IESC vem contribuindo neste sentido, inicialmente por meio do curso de Especialização em Saúde Coletiva Modalidade Residência e, a partir de 2009, através do Programa de Residência Multiprofissional em Saúde Coletiva.

Na Universidade Federal do Rio de Janeiro, a Residência Multiprofissional é desenvolvida em instituições conveniadas, sob tutoria e coordenação do corpo docente do Instituto de Estudos em Saúde Coletiva, e preceptoria das instituições conveniadas previamente acordadas com o Núcleo Estadual do Rio de Janeiro do Ministério da Saúde. O Curso de Especialização em Saúde Coletiva na sua composição caracteriza-se por formação no período de 2 (dois) anos, carga horária total de 5.760 horas, e visa o ensino, a pesquisa e a extensão, incluindo em sua programação atividades teóricas e práticas de treinamento em serviço, sob a supervisão de profissionais de elevada qualificação ética e profissional.

  • Rachel Rezende - Enfa. DPVS/CASQ/PROGEPE/UFF
  • Dr. Carlos Nascimento - Osteopatia - SESC/FAETEC/SME/PRJ
  • Dra. Ana Carla Ribeiro - PMRJ/PRJ
  • Sonia Borba - CPST/Pr4/UFRJ


Mediador
: Prof. Gabriel Schütz - IESC/UFRJ

Data: 19 de novembro de 2020.
Horário: 10:00 ÀS 12:00h.

Organização UFRJ:

        • Luciano Alvarez
        • Jéssica Ferrão
        • João Marcos Nicolau (moderador)
        • Tatiane Pessanha.

Local: https://youtube.com/channel/UCAR5zrVd6UfyyrZAPbWMnYA

 


 ufrj100anos                             final sem efeito

 

O IESC na quarentena: atividades desenvolvidas no contexto da pandemia de Covid-19

 

Considerando o curso da pandemia de COVID-19 no Rio de Janeiro, as medidas destinadas à limitação da disseminação do Novo Coronavírus (SARS-CoV-2) adotadas pelas autoridades sanitárias em nível nacional e estadual, bem como a suspensão das aulas pela Reitoria, a direção do IESC suspendeu as atividades presenciais no Instituto a partir de 16/03/2020.

Na ocasião a direção informou ao corpo social esperar que a redução da circulação de pessoas no Instituto e na UFRJ contribuísse para o enfraquecimento da cadeia de disseminação do Novo Coronavírus na população do RJ, diminuindo a sobrecarga esperada sobre o SUS e o sistema de saúde suplementar imposta pelos casos de maior gravidade e reduzindo a ocorrência de óbitos pela doença. E recomendou que, alunos, docentes e técnicos administrativos permanecessem em seus domicílios durante todo período de suspensão das atividades, restringindo a mobilidade externa somente para o cumprimento das atividades diárias essenciais ou frente a situações emergenciais.

Ainda no dia 15/03/2020 a direção divulgou o texto “Estratégia populacional de enfrentamento da COVID-19” em que buscou esclarecer ao corpo social o porquê das medidas de isolamento social, frente ao estabelecimento da transmissão comunitária do Sars-CoV-2 em nossa cidade, estado e país: “O ganho individual, embora exista, é relativamente pequeno, pois a probabilidade de sermos infectados, cada um de nós, no curso da epidemia, continuará relevante. O ganho maior é coletivo, populacional, uma vez que a disseminação ocorrerá – diria que isto é inevitável – mas em intensidade menor, impondo menos demanda ao SUS e à rede de saúde como um todo. Com isso estaremos protegendo indiretamente os grupos da população mais suscetíveis às formas graves.”

Desde então, o IESC vem seguindo as decisões e orientações da Reitoria no que diz respeito às atividades de Graduação, Pós-graduação, Pesquisa e Extensão. Neste sentido, a suspensão se referiu apenas as atividades presenciais, sendo mantido o expediente e o desenvolvimento de atividades acadêmicas em meio remoto, dentre as quais atividades de ensino, de forma voluntária, não curricular, pesquisa e extensão.
Neste período deu-se continuidade a, e tiveram início, projetos de extensão associados, de variadas formas, ao enfrentamento da pandemia de Covid-19, possibilitando a atuação de alunos, técnicos e docentes, muitas vezes de forma articulada a outras unidades e centros da UFRJ.

São estas atividades que passamos a divulgar a seguir:

Topo