O Programa de Pós-Graduação stricto sensu em Saúde Coletiva, em nível de Mestrado Acadêmico foi criado em 1997. No ano de 2008 foi aprovado o Curso de Doutorado, com primeira turma em 2009.
Possui uma área de concentração, a Saúde Coletiva, e onze linhas de pesquisa coordenadas por docentes das áreas de Epidemiologia e Bioestatística, Políticas e Planejamento em Saúde, Ciências Sociais e Humanas em Saúde, e Saúde Ambiente e Trabalho.
Residência Multiprofissional em Saúde Coletiva Lato sensu
Apresentação
A Residência Multiprofissional em Saúde Coletiva constitui modalidade de ensino de Pós-Graduação lato sensu, caracterizada por Treinamento em serviço sob supervisão do Instituto de Estudos em Saúde Coletiva – IESC/ UFRJ. Desde 1996 o IESC vem contribuindo neste sentido, inicialmente por meio do curso de Especialização em Saúde Coletiva Modalidade Residência e, a partir de 2009, através do Programa de Residência Multiprofissional em Saúde Coletiva.
Na Universidade Federal do Rio de Janeiro, a Residência Multiprofissional é desenvolvida em instituições conveniadas, sob tutoria e coordenação do corpo docente do Instituto de Estudos em Saúde Coletiva, e preceptoria das instituições conveniadas previamente acordadas com o Núcleo Estadual do Rio de Janeiro do Ministério da Saúde. O Curso de Especialização em Saúde Coletiva na sua composição caracteriza-se por formação no período de 2 (dois) anos, carga horária total de 5.760 horas, e visa o ensino, a pesquisa e a extensão, incluindo em sua programação atividades teóricas e práticas de treinamento em serviço, sob a supervisão de profissionais de elevada qualificação ética e profissional.