A Diretora do Instituto de Estudos em Saúde Coletiva convoca eleições para representantes dos Professores Adjuntos e Assistentes (Edital 269) e Associados (Edital 270), com 2 (duas) vagas, e seus respectivos suplentes, junto à Congregação do Instituto de Estudos em Saúde Coletiva.
Inscrições de chapas no período de 1º a 4 de abril de 2025 por e-mail, para o endereço eletrônico Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Convidamos para as sessões públicas de defesa dos trabalhos de conclusão de curso dos discentes do Curso de Especialização em Vigilância em Saúde com Ênfase em Epidemiologia agendadas para os dias 12, 13 e 19/12 próximos, no Instituto de Estudos em Saúde Coletiva da Universidade Federal do Rio de Janeiro - IESC/UFRJ.
Convidamos para as sessões públicas de defesa dos trabalhos de conclusão de curso dos discentes do Curso de Especialização em Vigilância em Saúde com Ênfase em Epidemiologia agendadas para os dias 12, 13 e 19/12 próximos, no Instituto de Estudos em Saúde Coletiva da Universidade Federal do Rio de Janeiro - IESC/UFRJ.
Datas: 12 e 13 de dezembro de 2024
Data / Hora: 12/12 - 10:00h
Discente: Suellen de Castro Faria
Título do TCC: Uma descrição das causas básicas e múltiplas de óbitos neonatais do município do Rio de Janeiro nos anos de 2022 e 2023.
Banca examinadora:
Data / Hora: 12/12 - 13:00h
Discente: Adelaide Flores Demétrio Mercês
Título do TCC: Análise da Mortalidade infantil no município do Rio de Janeiro no período de 2018-2023 – uma proposta de inteverção na redução das causas evitáveis
Banca examinadora:
Data / Hora: 12/12 - 13:30h
Discente: Izabela Baptista Galvão dos Santos
Título do TCC: Evolução temporal e distribuição espacial da hanseníase município do Rio de Janeiro, de 2014 a 2022.
Banca examinadora:
Data / Hora: 12/12 - 15:00h
Discente: João Marcelo de Souza Alves
Título do TCC: Avaliação da completude dos dados da síndrome respiratória aguda grave no município do Rio de Janeiro nos anos de 2020 a 2023
Banca examinadora:
Data / Hora: 13/12 - 13:00h
Discente: Camila dos Santos Caldeira
Título do TCC: Perfil sociodemográfico e profissional dos responsáveis pelo preenchimento das Declarações de Nascido Vivo nos estabelecimentos de saúde do Município do Rio de Janeiro: um projeto de intervenção.
Banca examinadora:
Conferência:
Exposição a agrotóxicos e impactos na saúde: 30 anos de pesquisas no Brasil
Comissão avaliadora
Membros titulares:
Membros suplentes:
Local:
Auditório Dulce Chiaverini, IESC/UFRJ.
Data: 29 de novembro de 2024 às 9h
Instituto de Estudos em Saúde Coletiva - IESC da UFRJ
Avenida Horácio Macedo, s/n - Próximo a Prefeitura Universitária da UFRJ
Ilha do Fundão – Cidade Universitária
CEP 21941-598, Rio de Janeiro, RJ, Brasil
Decania do CCS repudia processo movido pelo CFM por declarações da docente durante a pandemia
A Decania do Centro de Ciências da Saúde (CCS) manifesta total apoio à professora do Instituto de Estudos de Saúde Coletiva (Iesc), Ligia Bahia, que está sendo processada pelo Conselho Federal de Medicina (CFM) em razão de afirmações feitas durante a crise da covid-19. Leia mais
NOTA DE ESCLARECIMENTO
Em nome da Professora Dra. Ligia Bahia, o escritório Vilhena Silva Advogados vem a público esclarecer a respeito da ação de indenização por danos morais movida contra ela pelo Conselho Federal de Medicina (CFM) junto à 19ª Vara Cível Federal de São Paulo, em decorrência de entrevistas concedidas pela professora a veículos de imprensa.
É importante ressaltar que a liberdade de expressão é um direito fundamental garantido pela Constituição Federal. Acreditamos que a possibilidade de manifestar opiniões e experiências pessoais contribui para a construção de senso crítico e de uma sociedade democrática e plural.
A ação em questão tem como objetivo responsabilizar a Dra. Ligia Bahia, reconhecida nacionalmente pelas suas contribuições à pesquisa e à academia, por um suposto dano que suas manifestações teriam causado à credibilidade do CFM.
No entanto, sustentamos que a crítica e o debate são pilares de uma sociedade saudável, e que qualquer tentativa de silenciar vozes não deve ser permitida.
Por fim, o Vilhena Silva Advogados reitera seu compromisso com a defesa dos direitos constitucionais e a busca pela justiça, e segue confiante que, ao longo deste processo, será reconhecido o valor da liberdade de expressão e a importância de permitir que todos tenham voz em assuntos de interesse público.
VILHENA SILVA ADVOGADOS
Rafael Robba
OAB/SP 274.389