Poderão candidatar-se às vagas de monitoria de Apoio Pedagógico do curso de graduação em Saúde Coletiva, os alunos regularmente matriculados que comprovem terem sido aprovados nas disciplinas da vaga escolhida com grau igual ou superior à  7,0 (sete), CR acumulado igual ou superior a 6,0 (seis) e não terem sofrido sanção disciplinar.
Seguindo orientação do Edital Apoio Pedagógico 2019 e da Resolução CEG nº 04/2004 (em anexo), a seleção dos monitores se dará por prova de conhecimento e aptidão, e pelo rendimento acadêmico (art. 8º Res CEG 04/2004).
 
Documentos a serem entregues no ato da inscrição:
  • Boletim;
  • Cópia da página de cadastramento da conta corrente do aluno no SIGA;
  • Carta de intenção.

Quadro de Vagas

1ª vaga- Introdução ao Campo da Saúde Coletiva / Estado e Políticas de Saúde
2ª vaga - Fundamentos da Matemática / Fundamentos da Epidemiologia
3ª vaga - Bioestatística I / Bioestatística II

Cronograma

 ETAPAS

DATA

INSCRIÇÃO

19/02/2019 a 22/02/2019 (das 10h às 15h)

SELEÇÃO

entre os dias 25/02/2019 a 27/02/2019

RESULTADO DA SELEÇÃO E RECURSO

 28/02/2019

RESULTADO DO RECURSO

E RESULTADO FINAL


28/02/2019

As reuniões ordinárias da Comissão Deliberativa do Curso de Graduação em Saúde Coletiva estão previstas para ocorrer a cada dois meses, na última terça-feira do mês, às 11:00 horas.

A primeira reunião de 2018 foi realizada em 30/01, e as próximas estão previstas para as seguintes datas:

  • 27/03
  • 29/05
  • 31/07
  • 25/09
  • 27/11

A aluna Glória Elisy Machado de Sá Ottero irá defender seu TCC "Análise da concordância da certificação da causa básica de óbitos por causas naturais em Niterói, RJ, 2011" no dia 12/12 às 14h30 na sala Mário Chaves.

O orientador do trabalho é o Professor Antonio José Leal Costa e a banca será composta pelos professores Alexandre dos Santos Brito e Guilherme Loureiro Werneck, e terá como suplente a Professora Gerusa Belo Gibson dos Santos.

O acolhimento dos internos M11 e M12 do Internato Integrado de Medicina de Família e Comunidade, Saúde Mental e Saúde Coletiva, da Faculdade de Medicina da UFRJ, será realizado no IESC/UFRJ no dia 11 de junho no auditório Profª. Dulce Helena Chiaverini. Os alunos serão recebidos às 8h para um café da manhã comunitário e a abertura - às 8h30 - será realizada pelo Diretor da Faculdade de Medicina da UFRJ, Prof. Roberto de Andrade Medronho.

cartaz acolhimento

O sétimo Encontro Nacional dos Estudantes de Saúde Coletiva (ENESC) aconteceu no último novembro entre os dias 14 e 19, na cidade de Salvador, Bahia. O encontro tem por finalidade debater demandas acadêmicas e políticas dos estudantes de Graduação em Saúde Coletiva, tal como, organizar nacionalmente esta categoria. É no ENESC que se realiza a eleição da entidade nacional representativa dos estudantes, a Coordenação Nacional dos Estudantes de Saúde Coletiva (CONESC).

No ENESC deste ano, considerado um encontro histórico pelos participantes, foi aprovada uma reestruturação da entidade e uma modificação no estatuto da CONESC. Tais mudanças visam uma maior mobilidade para que a atuação política e as articulações da entidade com outros movimentos possam acontecer de maneira mais efetiva. A UFRJ contou com a participação de cinco representantes, que atuaram ativamente na formulação das políticas e trouxeram o repasse para o restante do corpo estudantil.

No próximo ano a Universidade Federal do Rio de Janeiro será sede do oitavo encontro nacional. A data, ainda a definir, está apontada para a segunda quinzena de julho, prezando pela proximidade com o XII Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva (ABRASCÃO 2018), que acontecerá na Fiocruz entre 26 e 29 de julho, tendo seu pré-congresso na UERJ realizado nos dias 24 e 25 do mesmo mês.

Contamos com a participação de toda comunidade universitária do IESC, na construção deste importante evento para nosso curso de graduação e para o campo da saúde coletiva, tendo em vista que a conjuntura exige cada vez mais organização, pois, como disse Jairnilson Paim em mesa no último ENESC, “a saúde coletiva não é um diploma, é um projeto de sociedade.”

Topo