Ações do PET-Saúde/Interprofissionalidade no enfrentamento da pandemia de Covid-19 em 2020.

O PET Saúde/Interprofissionalidade é um programa do Ministério da Saúde, e, no município do Rio de Janeiro, se constitui como uma parceria entre a UFRJ e a secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro, com a coordenação do médico de família e comunidade Leonardo Graever, assessor de Atenção Primária à Saúde da SMS/RJ.  

Na UFRJ o PET envolve professores e alunos dos cursos de Saúde Coletiva, Medicina, Enfermagem, Odontologia e Psicologia, bem como profissionais da Atenção Primária à Saúde, das Clínicas de Saúde da Família Zilda Arns, no Complexo do Alemão, Wima Costa, na Ilha do Governador, e Felippe Cardoso, na Penha.  

O PET-Saúde/Interprofissionalidade tem atuado em ações de enfrentamento da pandemia de Covid-19 nas três Clínicas de Saúde da Família a partir da organização de três linhas de atuação, com a participação ativa dos estudantes, preceptores e tutores:

  1. Educação popular em saúde, com a organização de materiais de informação e educação em saúde sobre Covid-19 e voltados para especificidades da comunidade atendida. Os materiais estão disponíveis em https://www.facebook.com/ufrj.pet/ e circularam também nas redes locais das clínicas de família e dos movimentos sociais parceiros. Os assuntos abordados de forma interprofissional foram, até o momento: cuidados básicos de higiene na situação de pandemia, saúde bucal e protocolo de cuidados para pacientes com sintomas de covid19; cuidados para o exercício da sexualidade nas situações de relações sexuais e afetivas no momento de pandemia, entre outros;
  2. Ações de telemonitoramento voltado para o seguimento da população atendida nas clínicas com suspeita de COVID19 conduzidas por estudantes, em conjunto com as equipes das Clínicas e sob supervisão de professores da UFRJ. Esta ação envolve alunos SUSEME (acadêmicos bolsistas da Prefeitura), alunos PET e voluntários do Internato Integrado em Medicina da Família, Saúde Coletiva e Saúde Mental;
  3. Construção de projeto de linha de cuidado em saúde mental, integrando as clínicas e os NASF das unidades, com os CAPS III (João Ferreira) e CAPSad Miriam Makeba para efetuar o cuidado em saúde mental dos profissionais (em curso) e dos usuários no momento do enfrentamento da pandemia de COVID19.

Curso de Extensão para Educação Permanente em Saúde do Trabalhador

Coordenador-  João Marcos Nicolau

A proposta do curso é de valorizar o desenvolvimento da autonomia e o protagonismo dos servidores, assim como de trabalhadores de instituições não públicas, em minoria, que realizam suas tarefas/atividades nos serviços de saúde. Desenvolver estratégias e métodos de articulação de ações saberes e práticas intersetoriais, interprofissionalidade e interdisciplinaridade, para potencializar a atenção integral à saúde dos trabalhadores e à saúde ambiental. Tendo em vista a melhoria do acesso, reorientação dos serviços de saúde do trabalhador, empoderamento dos trabalhadores, apontando para Promoção da Saúde no Local de Trabalho com o propósito de construir um Ambiente de Trabalho Saudável. Além de promover o processo de educação, formação e aperfeiçoamento dos servidores públicos, em maioria, o curso de extensão, com foco na educação permanente, direciona os profissionais e estudantes para uma reflexão crítica sobre os campos de práticas das profissões atuantes na Saúde Coletiva, na subárea Saúde dos Trabalhadores e Ambiental, consolidando e difundindo o conhecimento para as 3 esferas públicas (municipal, estadual e nacional), sempre considerando o tripé ensino-pesquisa-extensão como princípio desta ação. Também, o curso disponibiliza vagas para 2 estudantes da pós-graduação da UFRJ com objetivo destes se formarem na temática da saúde do trabalhador, formação muito importante para todos os futuros ou já profissionais. Este quantitativo não impede que o foco principal do curso seja os servidores públicos. Pessoas do instituições sindicais, movimentos sociais e público em geral devem ser sempre convidadas para aprimorarem conhecimentos relativos ao serviço que estas utilizam e que precisam lutar por eles. Neste momento de isolamento social as aulas previstas anteriormente para acontecerem no formato a distância estão em andamento.
Contato: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

A Direção do IESC/UFRJ, a Rede InovaRJ e o Conexão Inovação Pública RJ convidam: a comunidade universitária, servidoras e servidores públicos para um encontro sobre os aprendizados da 5ª Semana de Inovação que aconteceu em Brasília.

O 2° Encontro Lições Aprendidas: 5ª Semana de Inovação será a oportunidade de conexão entre interessados em conhecer experiências sobre a aplicação da inovação no serviço público. Teremos servidores do Rio de Janeiro, das instituições: ANS, PGE-RJ, Prefeitura de Niterói e UFRJ que compartilharão o que apresentaram e o que aprenderam no maior evento sobre inovação no setor público do Brasil.

O evento acontecerá no dia 12/12 (quinta-feira), de 9h às 11:30 horas, no Auditório Profa. Dulce Helena Chiaverini - no Instituto de Estudos de Saúde Coletiva - Cidade Universitária - Rio de Janeiro. Entrada franca e vagas limitadas!

Inscrições

Programação

1. FIOCRUZ: Prosa de Laboratórios de Inovação (Márcio Amorim Feitoza)
2. UFRJ: Mesa Redonda Educação 4.0 (Thatiana Fernandes)
3. Prefeitura de Niterói: Hacknit (Gabriel Soares da Costa)
4. Prefeitura de Niterói: (Marilia Sorrini Peres Ortiz)
5. Linguagem Simples: Heloísa Fisher
6. PGE-RJ: Inovações a serem replicadas (Suzana Campos)
7. FURNAS: Inovação na prática (Thiago Guimarães Peixoto)

PHOTO-2019-12-04-16-04-30.jpg

Direito a informação e a comunicação de risco a trabalhadores de postos de revenda de combustíveis na cidade do Rio de Janeiro sobre a exposição e efeito do benzeno à saúde.

Coordenação Profª Márcia Ribeiro
 
Comunicar é uma ação inerente à sociedade humana, pela comunicação produzimos sentidos e estes movem as relações sociais. Como qualquer outro setor, a saúde coletiva tem a comunicação como dimensão intrínseca aos seus processos, seja entre instituições e população, entre pares, intra e interinstitucional, podendo-se afirmar que a qualidade da articulação entre os setores envolvidos neste campo – estado, sociedade civil, profissionais de saúde, setor privado, mídia, academia, entre outros – é definida pela qualidade da comunicação praticada. Estudos demonstram que a fragilidade dessa articulação pode ser atribuída ao distanciamento e dificuldade de participação de alguns desses setores no processo de negociação nas questões relativas à saúde. Existem inúmeras evidências científicas que demonstram o potencial carcinogênico de determinadas exposições químicas ocupacionais. No Brasil, diferente de outros países, os postos de combustíveis contam com trabalhadores que realizam o abastecimento dos veículos e estão cronicamente expostos a substâncias químicas presentes nos combustíveis através da inalação e contato dérmico, durante suas jornadas de trabalho. O presente projeto trata do direito à informação e comunicação à trabalhadores de postos de revenda de combustíveis trabalhadores de postos de revendas de combustíveis, na cidade do Rio de Janeiro, quanto ao risco da exposição e efeitos de substâncias carcinogênicas à saúde, em especial, o benzeno. Bem como, as formas de prevenção da exposição. Assim, busca-se desenvolver estratégias metodológicas para subsidiar a produção de material informativo a partir da compreensão e percepção de risco destes trabalhadores, articulados aos dados da literatura para o desenvolvimento de propostas de materiais informativos adequados às necessidades dos trabalhadores.
Neste momento de isolamento, a equipe executora está trabalhando os dados do trabalho de campo realizado no ano de 2019.

PROJETO DE EXTENSÃO

 1IMAGEM1MENSAGEM


#1imagem1mensagem

Não queremos ser heróis.
Queremos vida para todos,
com saúde, dignidade, respeito, amor e arte!

 

Diante da pandemia de COVID-19, os trabalhadores da saúde têm vivenciado tanto a insegurança diante da escassez de equipamentos básicos de biossegurança, quanto o justo reconhecimento da sociedade em relação à sua atuação no cuidado das pessoas atingidas pela doença. Transitando entre uma e outra situação, estima-se a riqueza das experiências vivenciadas por esses profissionais neste triste e histórico momento. Em meio a muitas denúncias, certamente há muitos anúncios: de criatividade, de solidariedade, de profissionalismo, de humanismo....
Com esse pano de fundo e entendendo a importância da expressão dessas experiências, tanto pelos seus efeitos individuais quanto coletivos, convidamos todos aqueles envolvidos com os cuidados em serviços de saúde, a compartilharem uma imagem e uma mensagem que expressem a experiência ou parte da sua experiência com a COVID-19.
Trata-se de iniciativa do Instituto de Estudos em Saúde Coletiva da Universidade Federal do Rio de Janeiro (IESC/UFRJ) no âmbito de projeto de extensão, que visa criar um espaço nas redes sociais para visibilização das experiências dos profissionais de saúde, diante da pandemia.
São convidados a participar todos os trabalhadores da saúde, incluindo o pessoal de apoio (vigilância, limpeza, recepção, etc.), bastando tirar uma foto que melhor expresse a sua experiência, acompanhada de uma mensagem, que pode ter poucas palavras ou até 2.200 caracteres. O/a autor/a pode identificar-se com o próprio nome ou pseudônimo, indicando a cidade/estado de residência. O material deve ser enviado para o e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.. Iremos publicar o conteúdo nos nossos perfis: Instagram - @1imagem1mensagem e na página do Facebook - Uma imagem, uma mensagem (IG: @1imagem1mensagem).
Preceitos éticos e legais: Fica vedada a utilização de imagem de terceiros ou a identificação de instituições específicas ou mesmo a utilização de imagens que não sejam de acesso público. Ao enviar a imagem e mensagem, o participante concorda que estas serão divulgadas nas plataformas deste projeto de extensão, que não tem fins lucrativos. Em caso de dúvidas, favor contatar o endereço acima.

 

 

O curso, realizado em parceria com a Defensoria Pública do Estado do Rio de Janeiro, será realizado nos dias 02/08, 09/08, 16/08 e 23/08/2019 com carga horária total de 20 horas. As inscrições podem ser realizadas até o dia 15/07/2019 pelo link abaixo.

 

  • Objetivos: Oferecer subsídios para a reflexão e compreensão dos Direitos Humanos (DH) e seus nexos com a Saúde Global; apresentar a construção histórica da saúde global e dos DH como campos de atuação, o conteúdo, estrutura, sujeitos e sistemas de garantia dos DH; discutir sobre os desafios e as possibilidades de aplicação dos DH na Saúde Global, no âmbito local e internacional, e nas práticas profissionais; oferecer subsídios para formulação e apresentar ações de advocacy.
  • Público-alvo: Profissionais de saúde pública, jurídicos e de áreas afins que atuem em órgãos públicos e organizações não governamentais no âmbito da saúde e/ou dos DH; estudantes universitários das áreas de saúde e jurídica em fase de estágio profissional e interessados no tema.
  • Horário: 9h30 às 12h30 (manhã) e 13h30 às 17h00 (tarde)
  • Local: Escola Superior da Defensoria Pública do Estado do Rio de Janeiro - Av. Mal. Câmara, 314 - Centro, Rio de Janeiro/RJ.

 

Mais informações em: http://www.iesc.ufrj.br/extensao/cursos/161-abordagens-dos-direitos-humanos-na-saude-4-edicao-2019

Inscrições em: https://forms.gle/PF1WPDbyBr4Xa2iDA

 

Topo