Pós-Graduação

O Curso de Pós-Graduação stricto sensu em Saúde Coletiva, em nível de Mestrado foi criado em 1997. No ano de 2008 foi aprovado o Curso de Doutorado com início da primeira turma em 2009.
Possui uma área de concentração, a Saúde Coletiva e 8 linhas de pesquisa coordenadas por docentes das áreas de Epidemiologia e Bioestatística, Políticas e Planejamento em Saúde, Ciências Sociais e Humanas em Saúde e Saúde Ambiental e do Trabalho.

Linhas de Pesquisa

1) Tendências e Determinantes das Doenças Não-Transmissíveis
2) Tendências e Determinantes das Doenças Transmissíveis
3) Desenvolvimento de Métodos Estatísticos, Epidemiológicos e Computacionais em Saúde
4) Ciência de Dados em Saúde Pública
5) Epidemiologia e Políticas de Saúde
6) Planejamento, Políticas, Gestão e Economia da Saúde
7) Abordagens Sociológicas dos Processos Saúde-Doença
8) Construção Social do Acesso à Saúde: interfaces entre sujeitos, direitos e políticas.
9) Interfaces entre Produção, Ambiente e o Processo Saúde Doença

Estrutura Curricular

A proposta curricular do curso de Mestrado conta com uma programação prevista para ser concluída em 24 meses (no mínimo 360 horas). O primeiro ano é prioritariamente destinado ao cumprimento de disciplinas (no mínimo 360 horas) e ao planejamento do projeto de dissertação. O discente de Mestrado tem um amplo cardápio de disciplinas e, obrigatoriamente, deve cursar as disciplinas "Saúde Coletiva" e "Análise do Objeto de Investigação" e “Seminários de Investigação”, independente da Linha de Pesquisa de ingresso, o que reflete uma preocupação com a aquisição de conhecimentos comuns do campo da Saúde Coletiva. O aluno bolsista, além dessas, deve, obrigatoriamente, se inscrever na disciplina “Práticas Didáticas”. Cada linha de pesquisa define as disciplinas que devem ser cursadas por todos os alunos daquela linha. No início do 2º ano o aluno deve realizar o exame de qualificação do seu projeto apresentando-o a uma banca composta de três avaliadores doutores, sendo pelo menos um deles externo ao Programa. A dissertação do aluno deverá ser apresentada ao final do 2º ano e deve incluir ao menos um artigo científico a ser submetido para publicação.

O curso de Doutorado em Saúde Coletiva do PPGSC-IESC/UFRJ tem duração mínima de 24 meses e máxima de 48 meses (ao menos 450 horas). Atualmente, conta com duas disciplinas obrigatórias, Seminários de Pesquisa I e II, que totalizam 120 horas, e várias disciplinas eletivas, além da possibilidade de aproveitamento de disciplinas cursadas no mestrado e em outros Programas de PG. As disciplinas obrigatórias promovem a participação dos doutorandos em atividades acadêmicas do Programa e do Instituto, eventos científicos nacionais e internacionais, aulas com professores convidados, videoconferências científicas, além de defesas de dissertações e teses, no Instituto ou em outros Programas de Pós-Graduação. Videoconferências científicas, além de defesas de dissertações e teses, no Instituto ou em outros Programas de Pós-Graduação.

No início do 3º ano o aluno deve realizar o exame de qualificação do seu projeto apresentando-o a uma banca composta de cinco avaliadores doutores, sendo pelo menos dois deles externos ao Programa. A dissertação do aluno deverá ser apresentada ao final do 4º ano e deve incluir ao menos dois artigos científicos a serem submetidos para publicação.

 

Topo